quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Teste da Boneca no Brasil - Doll Test in Brazil

Racismo infantil

Racismo na Literatura Infantil

Ignácio de Loyola Brandão/ Monteiro Lobato e racismo

Caçadas de Pedrinho

Notícias Univesp - Racismo em Monteiro Lobato - Marisa Lajolo

Notícias Univesp - Racismo em Monteiro Lobato - Frei David Raimundo dos ...

Polêmica sobre racismo em obra de Lobato ainda sem acordo

Supremo decide se obra de Lobato é racista

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ELEITOS NEGROS EM SALVADOR/BA

  • Todas as mensagens do blog
  • Meu blog
  • Eleições 2012: representantes da causa negra em sua cidade


    Neste domingo, 07 de outubro de 2012, milhões de brasileiros foram às ruas para eleger novos representantes para os cargos de prefeito e vereador. Nós do Portal Correio Nagô queremos dar visibilidade aos políticos ligados à luta do Movimento Negro, que foram eleitos em todo o Brasil. Por isso, convidamos você a construir uma matéria colaborativa, colocando informações sobre estes representantes em sua cidade. 
    Começaremos por Salvador, Bahia, onde fica a sede do CORREIO NAGÔ. Na capital baiana, houve uma significativa renovação dos nomes na Câmara de Vereadores. Apesar disso, dos 43 eleitos apenas seis tem algum tipo de atuação junto aos movimentos negros.

    Complete a lista abaixo para que possamos conhecer e cobrar de nossos representantes ações em prol da igualdade racial em todo o Brasil.

    Segue a lista de Salvador/BA,  suprapartidária e ordenada por número de votos:

     
    Tia Eron (PRB) 15.590 votos
    Eronildes Vasconcellos Carvalho, a Tia Eron, está no seu terceiro mandato como vereadora de Salvador. Iniciou sua trajetória como educadora infantil, em projetos sociais da Igreja Universal do Reino de Deus. Tia Eron foi eleita pela primeira vez em 2000, depois de oito anos sem a presença de uma mulher na Câmara Municipal de Salvador. Apesar de não ter sido um quadro político dos movimentos negros, Tia Eron vem se aproximando do tema nos últimos anos. Atualmente preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara e criadora do Dia Municipal da Mulher Negra.


    Edvaldo Brito (PTB) 11.966 votos
    Advogado tributarista e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia. Único negro a assumir a prefeitura de Salvador, foi indicado pelo governador do Estado, em 1978 (prefeito biônico). Em 2009, foi eleito vice-prefeito da capital, se destacando nas discussões sobre o planejamento do carnaval e na luta pelos direitos das religiões de matriz africana.


    Suíca (PT) 8.222 votos
    Luiz Carlos Suíca é historiador, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Simdilimp) e presidente da Fetralimp. Liderança comunitária, em bairros como Pernambués, atua com grupos culturais e associações sociais.



     Gilmar Santiago (PT) 6.637 votos
    É técnico em Segurança do Trabalho e, como funcionário da Embasa, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae), do qual foi diretor. Assumiu o primeiro mandato de vereador de Salvador, em 2003. Foi secretário Municipal da Reparação de Salvador, entre 2005 e 2007, e secretário de Governo, entre 2007 e 2008. Em 2009, voltou a ocupar uma cadeira no legislativo da capital.



    Moisés Rocha (PT) 5.915 votos
    Técnico de manutenção da Petrobras há 26 anos, é diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. Entre 2001 e 2003 foi diretor e coordenador de comunicação da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA) e, de 2003 a 2004, foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU). Em 2008, conquistou uma vaga no Legislativo Municipal, com uma atuação próxima aos movimentos culturais, em especial, blocos afro e grupos de samba.


     Sílvio Humberto (PSB) 4.123 votos
    Doutor em Economia, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e auditor da Prefeitura de Salvador. É um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, organização criada há 20 anos, pioneira na luta pelo acesso de jovens negros às universidades em todo o Brasil. Será o único vereador a usar dreadlocks, um dos traços da estética cultural afro-baiana raros de se ver na política partidária.


    E em sua cidade?  Quais foram os políticos negros comprometidos com o tema eleitos? Façam um comentário informando nome, partido e biografia resumida.
    Comentar

    Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

    Entrar em Correio Nagô
    Comentário de Pedro de O. Santos em 10 outubro 2012 às 8:23
    Bem, aqui no estado de Sergipe, sendo mais específico, no município de Aracaju, nós não conseguimos eleger candidatos que possam lutar ao lado da população negra no que diz respeito a diminuição dos impactos causado pela estrutura racista a qual nós aqui nos encontramos. Essa é a dura realidade da capital cujo o estado ocupa o oitavo lugar quando se trata de concentração de negr@s.
    Sobretudo, o prefeito eleito para a capital é negro, no entanto o fato de o mesmo deter traços que o posicione como negro, o mesmo (João Alves), está longe de compreender quais as demandas concernentes ao dia-a-dia da negrada aracajuana. O negão, como o atual prefeito é chamado foi eleito pelo legenda partidária DEM, e em suas experiências anteriores como governador, o índice de mortalidade da juventude negra alavancou assim como as contas bancárias das empresas dele. 
    Comentário de Miguel Arcanjo dos Santos em 9 outubro 2012 às 10:20
    numa cidade como Salvador, que tem 83% de negros, só temos 6 de um grupo de 43... realmente é muito pouco, quase irrisório. Não podemos esperar que esses premiados (sic) resolver os grandes problemas do povo negro desta cidade madrasta, a cidade mais racista do Brasil. Parabens a todos dignamente merecedores dos seus mandatos, porque tem história construida.
    Comentário de Instituto Mídia Étnica em 9 outubro 2012 às 8:12
    Em Niterói
    Cargo: Vereador
    Nome para urna: Veronica Lima
    Número: 13580
    Estado: Rio de Janeiro
    Município: Niterói
    Partido: Partido dos Trabalhadores - PT
    Coligação: É Hora de Mudanca (PT / PSDC)

    Informações do grupo Voto Negro e Candidatos Negros 2012
    Comentário de Jorge Luiz de Souza Ferreira em 8 outubro 2012 às 17:14
      A Frente Preta 65, Coletivo de Militantes Negros e não Negros, com identificação Etnica ou Cultural, Somos Uma Frente: de Combate ao Racismo, Saude da Mulher, Combate a Intolerancia Religiosa, Plano Nacional de Atenção aos Quilombolas, Movimentos Sociais, o Setor da Pesca com a historica influencia do Negro, Autoestima da População de afrodescendente, aplicação da Lei 10639/03, Divulgação dos Estatutos da Igualdade Racial(União e Estado), COMDESCCON, Clubes de Origem Afrodescendentes,Apoio à Cultura Musical Negra, e suas mais variadas Vertentes, Incentivo à Educação a Cultura Esportes, Mas seremos Vereadores de todos os Riograndinos, e nosso compromisso é de proporcionar melhor qualidade de Vida àos Munícipes; Querido Povo, Somos parte do Contexto, estamos emprestando nossas ações políticas à nossa Ideologia, Acompanhamos a Majoritária da Coligação" Por um Rio Grande do tamanho de nossas Ideias" Capitaneado pelos Srs JULIO MARTINS & PEDRO ENDERLE-Prefeito e Vice Respectivamente. Camisa Listrada é o Sr. Isnard Avila, ao Centro Srª Maria da Graça Amaral, Camiseta Vermelha Sr. Jorge Ferreira.
    Comentário de Gel Santos em 8 outubro 2012 às 17:06
    A rua é um espaço de sobrevivência, e o povo negro também faz parte dessa paisagem geográfica,  então espero que esses vereadores e vereadoras eleitos, criem  leis para  proibirem  a apreensão  de mercadorias dos trabalhadores de ruas ou seja dos camelos, artistas e outros.  
    Comentário de Jorge Luiz de Souza Ferreira em 8 outubro 2012 às 16:26
    Comentário de Maria Aparecida Araújo Santos em 8 outubro 2012 às 13:34
    Parabéns a todos(as) eleitos(as)

    E aí vai um recadinho especial a tia Eron e ao Silvio

    Tia Eron, sabemos que é muito desafiador para as mulheres assumir o legislativo e executivo, e principalmente poara nós mulheres negras. Mais nós mulheres já demos prova suficiente que lugar de mulher é em todo lugar, lugar de mulher é onde ela quiser e que democracia prá valer tem que ter mulheres no poder.
    Esperamos que você se apoie na plataforma eleitoral  feminista e nas bandeiras de luta de nós mulheres negras .
    Siga firme e boa sorte no seu mandato.

    A você Silvio Humberto
    Sabemos que também não será tão tranquilo usar dreadlocks, pois os esteriótipos que nos é imposto são muito forte e diccriminatório.  Mais continue firme  e reafirmando sua identidade e seu modo de ser , vestir e pentear-se.  E faça a diferença.

    Sucesso para tofod e um bom mandato, e que a cada dia se amplie a presença de negros e negras nos espaços de decisões e nos espaços de poder.

    Abraços caloroso
    Cida Santos ,
    Comentário de Valdina Oliveira Pinto em 8 outubro 2012 às 13:13
    Parabéns a Silvio Humberto! Vamos em frente. Quero estar viva para no futuro parabenizá-lo como Prefeito.  
    Comentário de Priscila Estevão da Cunha em 8 outubro 2012 às 12:38
    Estive acompanhando um pouco o processo de eleição, mas dos/as vereadores/as eleitos/as na região metropolitana de João Pessoa/PB, nenhum tem como pauta às questões especificas da população negra. São todos/as muito abrangentes nas principais pautas: saúde, educação, cultura....
    Para o segundo turno na capital, o único que assinou um pacto de compromisso com as principais reivindicações da população negra foi o candidato do PT, Luciano Cartaxo (já feito no 1º turno).
    Comentário de josuel soares queiroz em 8 outubro 2012 às 10:50
    Valeu Silvio Humberto,sem dúvida, vc fará um excelente mandato.Parabéns irmão.
    Josuel

    quarta-feira, 17 de outubro de 2012

    BLOG - PRETOS E PARDOS VÃO À UNIVERSIDADE. QUE HORROR!







    Publicado em 17/10/2012

    Pretos e pardos vão à universidade.
    Que horror !

    Onde já se viu o filho da empregada tirar o diploma de engenheiro ? Isso não pode continuar !
    Contribuição do Bessinha à campanha do ACM Neto, pelo DEMO da Bahia
    Saiu na Agência Brasil:

    Matrículas no ensino superior crescem 5,7% em 2011


    Brasília – O número de matrículas na educação superior subiu 5,7% no período 2010-2011. Os dados incluem a rede pública e privada e fazem parte do Censo do Ensino Superior divulgados hoje (16) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de alunos matriculados em cursos de graduação ultrapassou 6,7 milhões no ano passado.

    No período, a matrícula na rede federal cresceu 10%, que tem atualmente mais de 1,032 milhão de alunos matriculados em todo país. Entre as áreas de formação, o maior crescimento é nos cursos tecnológicos, que tiveram aumento de 11,4% na procura. Os cursos de licenciatura registraram o menor interesse e ficaram praticamente estagnados, com 0,1% de crescimento. A demanda do mercado de trabalho é a causa do aumento, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

    Mercadante ressaltou o crescimento no percentual de alunos pretos e pardos que frequentaram ou concluíram o ensino superior que alcançou 20% dessa população. No ano de 1997, o percentual era apenas 4%. O grupo de universitários, de 18 a 24 anos, com menor renda cresceu 4,2% na graduação. (Ênfase minha – PHA)


    “O ProUni [Programa Universidade para Todos], o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e agora a política de Cotas, que vai dar metade das vagas em quatro anos para os alunos das escolas públicas, com recorte por renda e por raça, são formas de a gente abrir cada vez mais oportunidades. Quem estuda, escolhe o que vai ser da vida”, disse Mercadante.

    (…)

    Navalha
    Isso é intolerável.
    Onde já se viu o filho da empregada tirar o diploma de engenheiro ?
    Isso não pode continuar !
    Precisamos acabar com essa raça !
    O Supremo saberá cumprir o seu dever nesse processo de eugenia política.
    Viva o Brasil !


    Paulo Henrique Amorim

    Comentários

    • mauricio augusto martins
      E CARTOLA disse, “A Sorrir, Eu pretendo Levar a Vida…Pois Chorando…Eu Vi a Mocidade Perdida…”, quisera estar entre Nós, deste lado da Vida, talvez “O Mundo é um Moinho”, tivesse sido escrito ao demo (re)partido político e aos que abaixo assinaram, contra as Cotas, “Preste atenção, querida…De cada amor tu herdarás Só o cinismo…Quando notares estás à beira do Abismo…Abismo que Cavaste com teus Pés.”…maumau
    • magnopenna
      Paulo (desculpe a intempestiva intimidade)
      Seria no mínimo interessante perguntar a opinião dos nossos ministros do supremo sobre esta barbaridade. O que vc acha?
      Agora, por favor antes de colocar o nosso comentário aguardando retificação, nos explique o que isso significa.
      Abraços fraternos
      Magno pEnna
    • Ramos
      Não imaginava pudesse ver o que acontece atualmente. Tudo parecia tão imensamente imutável como se fosse durar pela eternidade afora. Sinto-me privilegiado por viver este momento histórico do Brasil, e por imaginar as crônicas futuras que contarão a história desses dias grandiosos. :)
    • Francisco
      Mas e os filhos das empregadas brancas e pobres, imensa maioria neste país?
      Ficarão a ver navios, sem as mesmas chances, por causa da cor de sua pele??
    • Urbano
      E que eles se liguem para a verdadeira vida humana e, também, nos “Blogs Sujos”, a fim de que ao galgarem a escadaria da pirâmide social não venham a ser um quinca barbo da vida.
    • kalifa
      É inacreditável que ainda tem quem vota no çerra!Ele e a turma dele não se cansam de dizer que o custeio no governo lula é alto!O que eles querem dizer com isso?Que o mestre gasta muito como o povo e o dinheiro é deles!Banana para eles!
    • JC Tavares
      Outro dia uma colega de trabalho me perguntou se eu dava esmola aos pobres. Eu disse, que sim, para tentar resolver aquela situação momentânea, porém, pensando a longo prazo, o ideal é votar em quem pode fazer algo por eles. É pura hipocrisia, por exemplo, fazer como a rede globo, que faz um projeto como o criança esperança, e depois torna-se cabo eleitoral de políticos inescrupulosos que irão jogar milhares de crianças na rua. O projeto de cotas, tem quem é contra por não precisar dele hoje, mas amanhã, um neto seu poderá dele se beneficiar. A vida dá muitas voltas.
    • Carlos Jorge
      Depois do julgamento do “mensalão” não duvido nada do supremo e seu atual presidente, como é mesmo? “cumpra o seu dever nesse processo de eugenia política”, todos ali adoram sair bonitinhos no JN.
     

    quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    JOAQUIM BARBOSA - PRESIDENTE DO STF



  • Barbosa será primeiro negro a presidir Supremo


    BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa será formalmente eleito, nesta terça-feira, presidente do Supremo Tribunal Federal, tornando-se o primeiro negro a assumir o cargo. Na Corte desde 2003, hoje com 58 anos - completados no domingo -, o relator do processo do mensalão conquistou simpatia popular, mas angariou desafetos no STF, protagonizando, nos últimos anos, embates virulentos com colegas. Dos mais recentes confrontos com o revisor da ação penal que trata do mensalão, ministro Ricardo Lewandowski, a discussões com Marco Aurélio Mello e críticas ao ex-ministro Cezar Peluso.
    Responsável pelos votos que estão condenando a maior parte dos réus por operar esquema de compra de votos no governo Lula - presidente que o indicou para a Corte -, Barbosa fez questão de ser duro para defender seus pontos de vista. Contrariado, não mede palavras para rebater as críticas. O tom que adotou com Lewandowski levou Marco Aurélio a manifestar preocupação com a maneira como Barbosa presidirá o STF. Foi o suficiente para Barbosa devolver as críticas em nota, lembrando o parentesco de Marco Aurélio com Collor e acusando o colega de ser a maior dor de cabeça para quem ocupa a presidência do Supremo.
    Quando foi indicado por Lula, o mineiro de Paracatu contou que o estudo o ajudou a romper as barreiras impostas pela discriminação. Joaquim Benedito Barbosa Gomes é filho de pai pedreiro e mãe dona de casa.
    - Era de uma família pobre, lutei e consegui, mas sei que outros, nas mesmas condições, com a mesma vontade, não conseguiram, pois o sistema educacional cria mecanismos poderosos de exclusão de negros.
    Barbosa se mudou para Brasília jovem, morando de favor na casa de parentes. Foi faxineiro e trabalhou na gráfica de um jornal. Completou o ensino médio em escola pública. Estudou muito para entrar na Universidade de Brasília, onde formou-se em Direito. Na mesma turma, estava o futuro colega e muitas vezes desafeto no STF Gilmar Mendes. Os dois voltariam a se encontrar no Ministério Público Federal. Foi também procurador no Rio de Janeiro. Doutor em Direito Público pela Universidade de Paris-II, atuou como professor visitante da School of Law da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e professor de Direito Público da Uerj.

    sábado, 6 de outubro de 2012

    Barbosa derrota Ayres e sai na capa da Veja | Conversa Afiada

    Barbosa derrota Ayres e sai na capa da Veja | Conversa Afiada

    Publicado em 06/10/2012

    Barbosa derrota Ayres
    e sai na capa da Veja

    O pobre que salvou o Brasil (e os pobres do Brasil) foi outro
    Que o adulto não se deixe conspurcar pela nova companhia
    Deve ter sido uma Guerra Fria para saber quem mereceria o Oscar da Veja, o detrito sólido de maré baixa.

    Barbosa foi o preferido.

    É uma honra que não enobrece a biografia.

    É o que demonstra o artigo da Maria Frô, blogueira suja:

    Joaquim Barbosa em capa laudatória de Veja seria cômico se não fosse trágico: a revista que tem entre seus ícones Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e outros colunistas de fazer inveja ao Tea Party; reacionários que já escreveram centenas de artigos contra cotas raciais, cinicamente afirmando que defendiam cotas sociais. Mas agora que governo federal aprovou 50% de cotas para escolas públicas eles também são contra, como foram e são contra o Prouni, Reuni e qualquer medida inclusiva que efetivamente amplie o acesso à educação formal aos mais pobres.


    A meu ver mesmo os que combatem de fato o racismo no Brasil e estão decepcionados com o PT não devem comemorar esta capa oportunista de Veja oportunista.


    Sempre é bom lembrar que a mesma revista já teve como heróis merecedores de capas laudatórias: Collor, Serra, FHC, Demóstenes Torres, Kassab, até o médico foragido condenado a 278 anos de prisão por 56 crimes de estupro, Roger Abdelmassih, antes de virar ‘monstro’ foi incensado por Veja como o milagroso cientista que fazia os famosos realizarem o sonho de ser pais!


    Ícones da esquerda só estiveram nas capa de Veja para serem criminalizados como as famosas capas com João Pedro Stédile,  José Rainha, Che e as dezenas de capas feitas contra Lula antes, durante e após os seus dois mandatos.

    Para acompanhar a chamada desta capa da Veja a foto teria de ser outra: a do menino Lula.


    Afinal, Lula mudou tanto o Brasil que em seu governo a Polícia Federal foi livre para investigar; o Procurador Geral da República livre pra abrir processos e STF para julgar; emitir habeas corpus para Dantas ou até mesmo para ministro do STF fazer coro em dobradinha com Demóstenes Torres na Veja sobre grampo no Senado cujo áudio nunca apareceu…


    Lula mudou tanto o Brasil que foi em seu governo que, finalmente, o STF passou a ter mais ministras mulheres e ao menos um ministro negro.


    Lula mudou tanto o Brasil que logo, logo outros meninos negros pobres do Prouni ou da política de cotas nas universidades federais poderão sonhar em ocupar os tribunais não como vítimas ou réus, mas como juízes, promotores, advogados de defesa…


    Mas, como bem observou meu amigo e sociólogo, Wagner Iglecias: não deixa de ser interessante que, na atualidade, a direita representada por Veja ande tão carente de heróis que  tenha escolhido para ovacionar um homem negro de origem pobre.