http://www.alaionline.org.br/naomi-lanca-campanha-contra-racismo/
Naomi lança campanha contra racismo
Posted by alaiONline on novembro 5th, 2013
naomi-campbell
Londres (Reino Unido) – A modelo britânica Naomi Campbell está relançando uma campanha contra a discriminação racial no mundo da moda. Há dois meses, a modelo disse à imprensa que quer cobrar de estilistas, juntamente com as colegas Iman Abdulmajid e Bethann Hardison uma diversidade maior nas passarelas, onde atualmente apenas 6% das modelos são negras e 9% asiáticas. A modelo já tinha chamado atenção para o tema em 2009, mas disse que o assunto “foi esquecido e varrido para debaixo do tapete”.
A modelo Iman e a legendaria Bethan
A modelo Iman Abdulmajid e a legendaria Bethann Hardision
Iman Abdulmajid, nascida na Somália, filha de diplomatas (o pai dela doi embaixador da Somália na Arábia Saudita), estudou no Egito e mais tarde mudou-se para Nairobi, no Quênia, onde seus pais residem até hoje. Formou-se pela Universidade de Nairobi, é fluente em cinco línguas: somali, árabe, inglês, italiano e francês, estudou ciências políticas e foi descoberta como modelo pelo fotógrafo estadunidense Peter Beard. A modelo é CEO de sua própria empresa, Iman Cosmetics, Skincare and Fragrances, uma linha de produtos de estética que ela lançou especialmente para mulheres de pele negra.
A ex-modelo norte-americana Bethann Hardison, nascida em Nova York, considerada uma guru da moda, iniciou seu ativismo em 1989, com o Black Girls Coalition – uma espécie de movimento de conscientização social da indústria da moda. Ela conta que nos meados dos anos 80, Nova York foi duramente atingida com a falta de moradia, e ela iniciou uma campanha para ajudar ajudar as pessoas, especialmente crianças.
Aquele movimento também incluiu Veronica Webb, Naomi Campbell e outras como Karen Alexander, Roshumba, Cynthia Bailey, Gail O’Neill e Kerstie Bowser, que estava sempre na capa da Elle. Liderado por Bethann, o movimento também lançou seus olhos críticos à indústria da moda “que sempre procurou empalidecer as modelos negras, tornando-as invisíveis”.
Bethann diz que Linda Evangelista e Naomi são ainda as poucas modelos negras que conseguem ter personalidade própria no mundo das passarelas. “No início, achei esquisito a rejeição nesse mundo, porque sempre fui vitoriosa na minha infância, mas finalmente aprendi a me amar do jeito que sou”.
Naomi fez sua estreia nas passarelas do Sudeste Asiático, ao participar da Semana de Moda Digital em Cingapura. A entrevista concedida à BBC pode ser lida e assistida em vista com legenda em português. |Fonte: BBC-Brasil , Papermag, Oprah e agências
Related Posts :
Neto de Malcom X é assassinado no México
Nenhum comentário:
Postar um comentário