Homem cria linha de bonecas negras para combater o preconceito na Nigéria e ultrapassa vendas da Barbie no país
Um diretor executivo de uma empresa resolveu abandonar o negócio de seu pai para abrir seu próprio negócio. Morador da Nigéria, ele queria criar sua própria linha de bonecas negras, a fim de combater o preconceito existente inclusive nos brinquedos.
Taofik Okoya teve a ideia quando precisou comprar uma boneca para sua sobrinha. Ele percebeu que todas as bonecas que encontrava eram brancas e tinham um alto custo.
“Meu objetivo era mudar a realidade de milhares de crianças com brinquedos próximos de sua realidade”, contou. Foi então que seu projeto, nomeado de “Queens of Africa”, ganhou vida.
Trata-se de uma série de bonecas negras inspiradas em grandes mulheres da história africana. Elas vestem trajes locais relacionados à cultura continental.
Okoya afirma que se preocupava com o comportamento de sua filha, a qual tinha bonecas brancas e adorava apenas personagens brancas. Segundo o homem, ela disse um dia que preferia ser branca, fazendo com que, desde então, ele tentasse mostrar como existem vários tipos de cultura e pessoas diferentes que tornam o mundo um lugar maravilhoso.
Atualmente, suas bonecas são mais vendidas na Nigéria do que as bonecas da Barbie. Ele possui versões que custam à partir de 5 dólares.
Segundo ele, seu maior ganho é ouvir comentários de crianças como: “Eu gosto dessa boneca, ela é negra como eu”.
Fonte: Brasilpost
Nenhum comentário:
Postar um comentário