sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Identificado autor de página no Mercado Livre, que colocava crianças negras para venda


http://mamapress.wordpress.com/2014/01/11/identificado-autor-oferta-de-negros-com-diversas-utilidades-para-a-venda-na-pagina-mercado-livre/

Identificado autor oferta de negros-com-diversas-utilidades para a venda na página Mercado Livre


 
 
 
 
 
 
i
 
Rate This
Quantcast

por marcos romão
A postagem no último final de semana no site Mercado Livre que colocava ao lado de fotos jovens negras e negros à venda na página “Mercado Livre”, gerou uma grande revolta nas redes sociais e foi denunciada na madrugada do dia 6.01, aqui na Mamapress com dados e exigências para que a polícia retirasse a página do ar, já que mesmo com as reclamações dos usuários da página, a administração do “Mercado Livre” não tomara providências para encerrar o anúncio. O anúncio que terminou conforme anunciara autor, ao longo do dia 6.01,  foi realizado de forma automática  e nada tem a ver com medidas da administração da página, que até então se limitara a apagar várias reclamações dos usuários.
Segundo a Folha de São Paulo, após denúncia, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal, e o site conseguiram identificar o autor da publicação.negros com mil e uma utilidades 06
Em nota a SEPPIR informa que o autor pode ter como pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa, para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Ainda segundo a nota da SEPPIR publicada na Folha:
“É inconcebível e inaceitável a tentativa de desumanização da população negra, enquadrando seus indivíduos como mercadoria e remetendo os mesmos de volta à escravidão”, diz Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo a secretaria, não haverá punições ao Mercado Livre. Em nota, o site de vendas afirmou que repudia o anúncio. “O Mercado Livre informa que entregou, após notificação oficial, os dados cadastrais e de acesso do usuário anunciante às autoridades competentes para que o autor seja investigado. O anúncio foi retirado do ar na segunda-feira, dia 6, assim que denunciado pelos próprios usuários do site”, diz o site.
A Mamapress parabeniza a ação rápida da Ouvidoria da SEPPIR e alerta para que na pressa, não se isente a página Mercado Livre de toda a culpa. Que a página faça um pedido de desculpas públicas em seu sítio principal  e crie mecanismos para que  usuário possa denunciar de pronto anúncios discriminatórios de quaisquer matizes. Seria uma punição mínima, por ter relaxado de forma continuada nas suas obrigações com o consumidor, pois o anúncio só foi retirado do ar na data em que o próprio anunciante racista marcara.
Por triste ironia ao acessar o link da página original encontramos os arquivo ou direcionamentos, já sem o anúncio no final, mas que me causa espécie ao ler http://lista.mercadolivre.com.br/negros-com-diversas-utilidades, é claro que estão anunciando produtos de cores pretas, revela entretanto um mau gosto profundo por parte dos administradores e donos da página Mercado Livre, em relação a um um assunto que gerou tantos protestos. Seria uma falha de construção linguística típica de  paginador, ou seria um chamariz  para atrair  racistas de plantão , ávidos por plataformas para difundirem suas ideologias?
Aliás a Mamapress considera que a página Mercado Livre para manter a sua fama e não se confundir com racistas, já deveria ter tomados a medidas antirracistas e anti-discriminatórias necessárias, sem a necessidade de protestos dos usuários, da SEPPIR e da sociedade civil. Seria um posicionamento no mínimo gentil para com todos nós.
negro-com-diversas-utilidad

Nenhum comentário:

Postar um comentário