segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Emancipação dos escravos nos EUA bem diferente da Abolição no Brasil

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=707409509314969&set=pcb.707409852648268&type=1&theater


Atualização de status
De Israel Junior Silva
Freedmens Bureau 1865-1872

Teve um papel decisivo para inserção do negro norte americano após a abolição da escravidão, funcionando como a principal ferramenta, contribuindo de forma contundente para letramento dos afro-americanos.
E poderia ter sido copiado pelo Império brasileiro, pois, no Brasil, após a abolição ex-escravos ficaram a própria sorte.

Leiam a matéria:
"Mesa do Libertos (melhor amigo do ex-escravos) foi criado pelo governo dos EUA 4 de março de 1865 como uma agência federal temporária: o Bureau of Libertos, Refugiados e terras abandonadas. Ele ajudou a 4 milhões de negros libertos transição para a liberdade da escravidão.
O governo forneceu alimentos e roupas para a agência para distribuir, e dinheiro para construir hospitais que deram atendimento médico direto para mais de 1 milhão de ex-escravos. Muitas escolas foram construídas com a ajuda do departamento, incluindo a maioria das principais faculdades afro-americanos na outra actividade EUA incluem: gestão de bens confiscados e abandonados, a administração da justiça em casos relativos a negros, a regulamentação do trabalho negro sob as novas condições, e de socorro para ambos negros e brancos em áreas atingidas pela guerra. Ele só deveria funcionar por um ano após a guerra, mas a lei foi aprovada estender a vida da agência por tempo indeterminado e concedendo-lhe mais poder. Este projeto de lei foi vetada pelo presidente Andrew Johnson, que o viram como inconstitucional."

Embora a Lei teria sido vetada, mas toda a infraestrutura implantada permaneceu operante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário