quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Em nome da barbárie: Rachel Sheherazade está torcendo para que haja linchamentos?


http://www.diariodocentrodomundo.com.br/rachel-sheherazade-esta-torcendo-para-que-haja-linchamentos/

Em nome da barbárie: Rachel Sheherazade está torcendo para que haja linchamentos?



Postado em 05 Feb 2014

Ela veio em toda sua costumeira irracionalidade, com a ira santa e o mandato divino que ninguém lhe conferiu.
Rachel Sheherazade resolveu defender os jovens da Zona Sul do Rio que espancaram e prenderam num poste, pelo pescoço, com uma trava de bicicleta, um adolescente suspeito de crimes na região.
Eles fazem parte de um grupo de justiceiros que marcam encontros no Facebook para “patrulhar o Aterro em busca de potenciais autores de delitos”, segundo a polícia.
“É que a ficha do sujeito – ladrão conhecido na região – está mais suja do que pau de galinheiro”, disse Rachel no SBT. “Num país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”.
Compreensível??
“O Estado é omisso. A polícia, desmoralizada. A Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, claro! O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite”.
Legítima defesa onde??
Não há nenhuma justificativa legal para essa barbárie. Se a intenção era bater, mas não matar, é lesão corporal. O Código Penal prevê o seguinte: “Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite: detenção, de 15 dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência”.
No Twitter, ela respondeu a seus fãs: “Esse pessoal DH  [Direitos Humanos] defende o marginal ‘vítima da sociedade’, mas não abre a boca pra defender a sociedade vítima do marginal!” Evangélica, mencionou a Bíblia algumas vezes.
É o samba do crioulo doido fascista. Saudade do Esquadrão da Morte? Ela quer a criação de novas milícias? E se alguém morrer por causa desses justiceiros? Na falta de um policial mais próximo, mate você?
“As pessoas devem ter conhecimento antes de agir, e não há nenhum educador comparável à imprensa”, dizia Ida B. Wells, jornalista e ativista negra americana, pioneira nos estudos e denúncias dos linchamentos nos Estados Unidos.
Sheherazade, deseducando seu público, quer ver sangue para dizer, mais tarde, que estava escrito no Livro de Juremar, capítulo 756, versículo 893 — ou simplesmente lavar as mãos.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Leia também


  •  
    Eu tenho minha opinião sobre o assunto, mas não vou externá-la, o texto do Kiko fala por mim, vou apenas apontar a hipocrisia dessa mulher que virou a nova paladina da imprensa com suas declarações:
    Há algum tempo ela deixou bem clara a posição dela de que é cristã e q o brasil é um país de valores cristãos.
    Agora ela vem e CAGA na mensagem de Jesus Cristo.
    Avaliem...
      Vi há pouco um filme intitulado "Carta para Evita", que é, claro, Evita Perón. Ela está no seu périplo europeu, que começou pela Espanha. Lá pelas tantas, a esposa de Franco se surpreende com a inexistência da pena de morte na Argentina, ao que Evita responde que ela teria sido extinta em seu país há muito. A esposa de Franco, é claro, era cristã fanática. Você simplesmente não tira da cabeça da maioria absoluta dos cristãos que eles não possuem direitos de vida e de morte sobre outra pessoa. Se isso não tem a ver com Jesus? Ora, quem se importa com um personagem literário?
    Nunca ouvi essa pessoa, mas ela tem que entender uma coisa: a legítima defesa de um indivíduo é uma coisa, quando ele REVIDA um ato de violência; quando ele pratica uma agressão na base da teoria de "guerra preventiva", ele pratica exatamente isso, um crime de agressão.
    Enquanto isso, a legítima defesa da sociedade está nas leis, e o cumprimento delas constitui a medida de excelência dessa sociedade, desde que democrática e pautada em princípios éticos insofismáveis, não em interesses ditatoriais, de exceção, que não reconhecem a liberdade e a igualdade.
    Creio que ela pensa que "a sociedade" é composta pelo grupo dos "bons", enquanto os "maus" não fazem parte da sociedade, logo tem que sofrer as ações "justas" daqueles que, tendo construído uma sociedade desigual, operam pelo princípio que as leis são para os inimigos, e para os amigos elas não valem, de forma que quando o médico amigo estupra clientes ele merece a liberdade, enquanto o moleque que roupa celulares e pares de tênis merece a morte, ainda que essa pena não exista no país, mas a prática social é outra e o assassinato para fins "civilizatórios" é plenamente justo, embora eticamente não haja como defender a prática e... bem, a confusão mental dessa turma é tão grande que se formos percorrer seus descaminhos teremos que escrever um "Tratado da Estupidez Humana" que, como sabemos, é infinita.
    Agora essa mulher passou dos limites.
    Já é meio estranho ter uma repórter com opinião especializada em tudo - opinião duvidosa, aliás.
    Este vídeo só me confirmou uma coisa: as declarações de Sheherazade tem um público alvo específico. Pessoas menos letradas, pessoas pobres - admitam ou não, são estes seus maiores admiradores.
    O jornalismo sempre foi muito elitista, muito profissional. Nem todos conseguem fazer uma análise minuciosa do que está acontecendo ou da mensagem que um repórter quer passar nas entrelinhas. Aí a Rachel chegou para "baixar o nível" e sanar esta questão.
    A farsa do cinismo. Não é só da barbárie não, Kiko, mas também em nome do cinismo, do preconceito, do racismo velado e maginalizante. Com o Justin Biber (rico, branco, ídolo, anglo-saxão) ela disse em outro editorial: "pega leve com Justin, o menino só está crescendo”. Além da tortura física, a tortura moral de ser marginalizado pelo PIG. A hipocrisia sem bom senso desse jornalismo cruel causa espanto. A crueldade hipócrita que diz bandido bom é bandido morto e que faz apologia a execução e ao linchamento de pobre e de negro. Quem morre nesse país vítima da violência? Jovem negro. Imprensa, polícia, cadeia só funciona para os marginais classificados por essa dona que parece um poço de ignorância, brutalidade e crueldade. Faltou à aula de Direitos Humanos e agora arrota essa peçonha de ódio.
  • Avatar
    Ela não está simplesmente deseducando seu público.
    Está cometendo crime:
    Art. 286. Incitar publicamente a prática de crime. Pena – detenção, de 3 (tres) a 6 (seis) meses ou multa.
    Art. 243-D. Incitar publicamente o ódio ou a violência. Pena: multa, de R$100,00 (cem Reais) a R$100.000,00 (cem mil Reais) e suspensão pelo prazo de trezentos e sessenta a setecentos e vinte dias.
    E o MP onde está? É fácil denunciar preto, pobre puta e petista, chavão bem atual.
    Essa mulher pode cometer crime impunemente? E a defesa da sociedade onde fica? O Estado não tem o monopólio legal do uso da violência?
  • Avatar
    O que me espanta na reação de algumas pessoas atualmente é que existe uma classe média que realmente se sente acuada. Se sente acuada por uma bandidagem que eles acham que não tem nada a ver com desigualdade. Se sentem acuados por uma suposta ditadura gay, num país que não reconhece homofobia como crime. Se sentem acuados pelo povo do Bolsa Família, pelos estudantes de cotas, por uma suposta patrulha à imprensa. Eles estão vivendo num mundo em que o medo é uma constante. Não vou nem discutir a questão ideológica. Só acho que deve ser desesperador viver assim, constantemente apavorado.
      sentem-se acuados porque ignorantes. sentem-se com medo porque ignorantes. não tenho pena nenhuma. eu tenho medo é deles porque essa gente é maioria e representa um perigo imenso à sociedade. não há desculpa nem perdão para ignorância voluntária.
      • Avatar
        O fascismo nutre-se da ignorância e do medo da pequena burguesia.
      • Avatar
        Lulu, com certeza. Eles difundem o medo, porque o pavor limita o raciocínio. O medo foi a justificativa para o golpe de 1964, para a Guerra do Iraque, para o ataque ao Afeganistão, para o Lula perder para o Collor e por aí vai.
          com certeza. e é essa a arma que a direita está usando. ah, se lembra da Regina-com-medinho-duarte? pois é. eu tenho medo de ignorância voluntária*. isso sim.
          * digo voluntária porque excluo quem não teve chance (de estudar, de aprender a ler e a entender, acesso ao conhecimento...) dessa equação.
            Não sei, Lulu. Acho que muitas pessoas não tem capacidade intelectual para compreender mais que um pequeno artigo de revista ou jornal. O pior é que essas pessoas se sentem iluminadas e superiores à massa de analfabetos da sociedade. Mas não passam de coitados que por não ter fundamento para confrontar criticamente o que lê, vira marionete nas mão de jornalistas inescrupulosos.
              é o que eu digo: elas optaram pele ignorância voluntária porque tiveram a chance de aprender e não quiseram.
                Aqui temos uma pequena discordância: não creio que as pessoas optem pela ignorância. O meio, os acontecimentos, as experiências, etc. é que moldam as pessoas. Quem nasce na Noruega tem muito mais chance de desenvolver um olhar voltado para a sociedade do que quem nasce nos EUA.
                  marcelo, você está coberto de razão. eu ando tão de saco cheio da nossa sociedade que estou começando a me comportar como os indigentes mentais. vide o meu comentário. eu simplesmente fui taxativa e simplista e não levei em conta as experiências, a cultura, enfim o ambiente que tb é parte extremamente importante na formação de qq ser humano. na verdade não discordamos. eu fui extremamente simplista e fiz um comentário raso. vc, com razão, apontou as minhas falhas. desculpinha.
                  mas devo dizer que sempre que me deparo com alguém da direita, tendo a achá-lo(a) limitado(a). não entendo. para mim, conhecimento e falta de compreensão do mundo não andam de mãos dadas. sei lá. esnobismo??? provavelmente.
                  mas, está brabo. não sei se a internet ajudou na piração das pessoas ou elas já eram piradas e encontraram na internet um veículo para divulga-las. cara, parece que a nossa sociedade está sofrendo um surto psicótico. e que, nesse caso, prova-se contagioso, pois tenho me pego sem a menor paciência. iiihhh, olha eu culpando o Outro das minhas idiotices. tô dizendo...
              Concordo plenamente, Marcelo.
        Por "essa gente" vc refere à classe média?
    • Avatar
      Espero que não me entendam mal. Não estou defendendo essa moça, ao contrário. Estou é tentando entender que mundo é esse dos Olavos, Lobões, Constantinos, etc, que estão sempre com medo de tudo, vendo comunistas, terroristas e petistas em todos os cantos, até debaixo da cama.
    • Avatar
      Excelente comentário. O medo é uma forma de controle social. Isso me lembrou do "Ato Patriota" do presidente George W. Bush. O americano abriu mão de vários direitos em nome da segurança nacional. No Brasil vejo um caso semelhante só que pior: estamos abrindo um caminho para uma sociedade fascista. Pode parecer exagero o que eu estou escrevendo mas, é notório o tom do radicalismo que assombra grande parte das cidades brasileiras. Uma sociedade que utiliza de argumentos simplistas para justificar práticas inaceitáveis mostra o quanto estamos distantes de uma civilização desenvolvida. Pior ainda é ter uma imprensa que dê suporte a toda essa atmosfera do medo e induza o público a vangloriar esse tipo de atitude (nesse caso uma comentarista cristã - lembre-se disso).
  • Avatar
    É uma imbecil, uma analfabeta funcional. Uma legítima representante da direita fascista, reacionária, racista e torpe que inunda o PIG.
    Foi nojento escutar isso ! Me deu náuseas !
    Maldita hora em que o seu Silvio trouxe essa idiota da Paraíba. Pelo menos lá ela atingia um público muito menor.
    Tirando todas as bizarrices fascistoides, ela não entende que, para defender a sociedade, existem as leis.
    Leis que ela sugere que não sejam respeitadas no caso dos justiceiros.
    Desonestidade intelectual é imoral, mas no caso dela é agravada por uma ignorância desumana.
    PS: ela deve achar que o Tuminha não deve apresentar provas quando acusa os outros.
    Acredito que o caso desta senhora JA PASSOU FAZ TEMPO da necessidade de uma acao por parte do ministerio das comunicacoes, afinal de contas ela faz apologia a crimes, etc e tal, em UMA CONCESSAO PUBLICA.
    Mas o PB esta mais preocupado com a campanha da esposa no parana.
    Quanto ao caso em si, e lembrando que a dita senhora se diz crista, torna-se impossivel nao citar Nietzsche:
    "O ULTIMO CRISTAO MORREU NA CRUZ".
  • Avatar
    Porta-voz de Olavo de Carvalho, Lobão, Danilo Gentili, Pe. Paulo Ricardo, Bolsonaro e outros. Salve-se quem puder!
    Sheherazade, deseducando seu público, quer ver sangue para dizer, mais tarde, que estava escrito no Livro de Juremar, capítulo 756 — ou simplesmente lavar as mãos.
    Livro de Juremar... hahahahaha muito boa.
    Edit: http://mauriciostycer.blogosfe...
    Olha o nível dos comentários.
    • Avatar
      Interessante foi leu um comentário falando que o SBT diz o que a Grobo não diz por ter o rabo preso com petistas...só rindo mesmo...
      Fiquei com preguiça de contar, mas acho que se 5 de 38 concordaram com o Stycer , foi muito.
      Ô povinho insensível.
        A cada dia fico mais perplexo com o embrutecimento que está tomando conta de nossa sociedade, Pedro. Esses fóruns de debates, nos quais o espírito reinante é brigar para ver quem ganha e quem perde, têm sido a personificação do neo-udenismo diuturnamente perpetrado por parte dessa infame mídia brasileira, a qual só faz reduzir a questão da política à corrupção, demonizar as instituições públicas, prestar ode ao judiciário e retratar o mandatário da nação conforme seus interesses. Não sou advogado, contudo modestamente sugiro para essas pessoas acostumadas a darem tanto crédito para essas vozes televisivas acima do tom uma leitura da doutrina jurídica interpretativa do 1º ao 5º artigo da Constituição Federal. Como esse conhecimento muda a perspectiva!
      Caras,
      Ler comentários nestes sites é masoquismo.
      Vou tomar uma marvada pra vê se esqueço.
  • Avatar
    Esse crime seria punido num país civilizado. Concessão pública é para cometimento de crimes?
    O que uma emissora de televisão faz com uma pessoa dessas em seus quadros. Esse negócio de se usar um jornal para incitar o linchamento, fazer críticas partidárias já deu. Isso não é jornalismo, porque não tem imparcialidade e não segue o que diz a Carta Magna. Lei de meios já.
    Ela só fala o que os reaças querem ouvir. Infelizmente, o problema não é ela, mas a massa de reaças que adoram ela.
    Ela representa a consciência política dos brasileiros.
    Por isso, nunca seremos um país justo e menos desigual. Vamos continuar tentando, vamos continuar lutando, mas vamos continuar dando em murro em ponta de faca, já que essa massa vai nos puxar pra baixo.
    • Avatar
      Ontem tive um papo com um grande amigo, autoridade, de esquerda, que foi aluno do Lewandowski na USP e tivemos a mesma conclusão que você
      Esta massa de analfabetos politicos funcionais que compõe a classe média quer isso
      É apavorante pensar
    Deprimente, retardada moralmente,afetivamente,humanamente.Já q ela gosta de orações ,deve começar já a pedir perdão .
    Cheira azedo a moça.
  • Avatar
    Toda vez que eu vejo essa moça me vem à mente o título de uma peça de Nelson Rodrigues, 'bonitinha, mas ordinária'. Por que será?
  • Avatar
    Livro de Juremar. Essa vai pegar!
  • Avatar
    Ela , Rachel , pode cometer seus exageiros, mas se destaca em meio uma imprensa ( mídia ) acomodada, inerte e venal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário