sábado, 22 de fevereiro de 2014

Presença negra em Caxias do Sul é destaque na Festa da Uva



http://www.nacaoz.com.br/component/content/article/9-diversao/459-presenca-negra-em-caxias-do-sul-e-destaque-na-festa-da-uva

Diversão
Sáb, 22 de Fevereiro de 2014 19:36
 
Presença negra em Caxias do Sul é destaque na Festa da Uva
 
Com o tema “Na Alegria da  Diversidade”,  a Festa da Uva trouxe africanos recém chegados ao Brasil e  descendentes de  africanos da diáspora  em seus desfiles temáticos

Diversidade - O desfile de abertura da Festa da Uva de 2014, na noite de  20 de fevereiro, destacou a  diversidade étnica que é o tema  da festa deste ano. Com grande público, o evento ocorreu  na tradicional Avenida Sinimbu, na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha com o brilho e a beleza de  diversos grupos demonstrando muita animação e entusiasmo em suas danças e coreografias representativas  das diferentes tradições étnicas que compuseram a cidade  e que, na sua maioria é de origem italiana.
A população afro-brasileira de Caxias  esteve presente com as representações da capoeira, através da performance do  Grupo de Capoeria Conquistadores  da Liberdade e das charqueadas demonstrando o trabalho de preparação e conservação da carne com sal para produção do    charque,   atividade desenvolvida pela mão-de-obra africana escravizada no Rio Grande do Sul , base da economia do estado no século XVIII.


Mestre Brasil entusiasmado com a participação nos desfiles da festa
O Coordenador da  Coppir - Coordenadoria de Políticas de Promoção  da Igualdade  Racial da  Prefeitura Municipal de  Caxias do Sul, Diógene Antonio de Oliveira Brasil( Mestre Brasil) salienta que só a partir de 2006  a etnia negra está tendo espaço nas festividades da uva, resultado do  empenho que as organizações têm feito nos últimos anos junto à  administração municipal na construção de políticas públicas afirmativas. “Com isto, estamos conquistando visibilidade na cidade e destacando a valorização da presença negra nas diferentes fases do desenvolvimento econômico do município. Vamos continuar trabalhando para o  crescimento de políticas sociais para a população negra.  Estamos recebendo imigrantes estrangeiros do Senegal e do Haiti, que,  juntos, somam mais de 2000 residentes na cidade e estão sendo convidados a participar na representação da África e da diáspora africana nas américas  nos desfiles temáticos”, explica Brasil.

O Senegalês Billy ficou surpreso com os aplausos do público
Os imigrantes senegaleses e haitianos que residem na cidade desfilaram com muita satisfação. O Coordenador da Associação dos Senegaleses, Abdou Lahat Ndiaye (Billi), considera que o evento colaborou para a integração  dos imigrantes  africanos entre si e com os  afro-brasileiros que têm    se mobilizado  para o  acolhimento deles na cidade. Diz ter ficado surpreso  com a emoção com que foram  aplaudidos pelo público.  “Isso ajuda muito em nossa estima quando estamos fora de nosso país” afirma Billi que é empresário na área de telefonia internacional e diz que a Associação  trabalha no apoio e orientação dos senegaleses e possui  atualmente  mais de 1000 pessoas em seu cadastro de atendimento a serem  encaminhadas  para postos de emprego nas empresas locais.
Por Juarez Ribeiro - Fotos: Banco de Imagens/NZ

Veja programação completa da festa: http://www.festanacionaldauva.com.br/

Veja mais imagens do desfile:









Nenhum comentário:

Postar um comentário