quinta-feira, 4 de abril de 2013

PALMARES no RJ - NEIA DANIEL






http://www.palmares.gov.br/2013/04/fcp-no-rio-de-janeiro-tem-nova-representante/

Neia Daniel é a representante da
FCP - RJ



Neia Daniel por
                                              Adagoberto ArrudaO presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra, nomeou Neia Daniel de Alcântara como representante da instituição no Rio de Janeiro, substituindo Rodrigo Nascimento dos Santos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (3 de abril).

Pesquisadora de Cultura Afro-brasileira, Neia Daniel de Alcântara é também produtora cultural, professora e assistente social. Pré-julgadora do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Cultural Palmares e Petrobras (2012), julgou ainda, na categoria artes visuais, a primeira edição da premiação, em 2010.

Foi gestora do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2009), assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2003 – 2008) e diretora da Divisão de Ação Cultural, do Departamento de Apoio à Cidadania, da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (SEAFRO) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Se destacou como curadora de exposições como: África – Berço da Humanidade, Centro Cultural AMABRASIL; Filhas da África – Mês da Mulher Negra da América Latina e do Caribe; Paquetá e Cabo-Verde – Unidas Pelo Atlântico; Dias de Zumbi – Exposição Reencontro com a África – Módulos: Senegal e Guiné-Bissau; Guiné-Bissau – Essa Terra é Nossa; Um Mosaico Cultural Chamado Praça Onze; Gilberto Gil –Todo Olhar, Todo Ouvido, Todo Coração; João Cândido – O Mestre-Sala dos Mares.

A nova representante da FCP carioca também traz experiência na curadoria dos projetos 308 Anos Sou Zumbi; Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal; Kilunge – Feira do Livro e da Arte Afro—Brasileira; Zumbi Rio – 300 Anos; Nossas Yabás.

Teve participação em palestras como: O Renascimento Africano e a Globalização, promovida pelo Consulado Geral da França; A Importância de Zumbi dos Palmares na História do Brasil, na National Urban Coalition – Washington DC, USA, 1995. Foi autora da publicação Memória da Negritude – Calendário Brasileiro da Africanidade, Fundação Cultural Palmares, 1995, e organizou a publicação Rio Zumbi 2007 – Em Revista.

FCP


Nenhum comentário:

Postar um comentário