http://www.palmares.gov.br/2013/04/fcp-no-rio-de-janeiro-tem-nova-representante/
Neia
Daniel é a
representante da
FCP - RJ
FCP - RJ
O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra, nomeou Neia Daniel de Alcântara como representante da instituição no Rio de Janeiro, substituindo Rodrigo Nascimento dos Santos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (3 de abril).
Pesquisadora de Cultura Afro-brasileira, Neia Daniel de Alcântara é também produtora cultural, professora e assistente social. Pré-julgadora do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Cultural Palmares e Petrobras (2012), julgou ainda, na categoria artes visuais, a primeira edição da premiação, em 2010.
Foi gestora do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2009), assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2003 – 2008) e diretora da Divisão de Ação Cultural, do Departamento de Apoio à Cidadania, da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (SEAFRO) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Se destacou como curadora de exposições como: África – Berço da Humanidade, Centro Cultural AMABRASIL; Filhas da África – Mês da Mulher Negra da América Latina e do Caribe; Paquetá e Cabo-Verde – Unidas Pelo Atlântico; Dias de Zumbi – Exposição Reencontro com a África – Módulos: Senegal e Guiné-Bissau; Guiné-Bissau – Essa Terra é Nossa; Um Mosaico Cultural Chamado Praça Onze; Gilberto Gil –Todo Olhar, Todo Ouvido, Todo Coração; João Cândido – O Mestre-Sala dos Mares.
A nova representante da FCP carioca também traz experiência na curadoria dos projetos 308 Anos Sou Zumbi; Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal; Kilunge – Feira do Livro e da Arte Afro—Brasileira; Zumbi Rio – 300 Anos; Nossas Yabás.
Teve participação em palestras como: O Renascimento Africano e a Globalização, promovida pelo Consulado Geral da França; A Importância de Zumbi dos Palmares na História do Brasil, na National Urban Coalition – Washington DC, USA, 1995. Foi autora da publicação Memória da Negritude – Calendário Brasileiro da Africanidade, Fundação Cultural Palmares, 1995, e organizou a publicação Rio Zumbi 2007 – Em Revista.
FCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário